Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DA AMAMENTAÇÃO

Desde o início da minha gestação fiquei angustiada para saber se teria leite ou não, pois existem casos de grávidas que o colostro desce antes de o bebê nascer, o que não aconteceu comigo! Na maternidade, dava o peito para a Malu e não sabia se algo estava realmente saindo, se realmente ela estava se alimentando, mas as enfermeiras falavam "Dá o peito!", "Oferece o peito sempre que chorar!" e você vai entrando nesse ritmo mesmo sem saber se tem leite ou não.
No início a falta de experiência e as pessoas buzinando no seu ouvido nos fazem pecar em algumas coisas... comigo, acreditei que o choro estridente da minha filha era cólica e no final das contas descobri que o choro era fome. Deixei de dar o peito para minha querida acreditando nos outros e quase que ela não recebe alta na data certa por ter perdido muito peso em 24h!!! Por isso mamães sem experiência e com experiência também, saibam que um bebê recém nascido dificilmente sente cólica, o que ele quer realmente é comer, pois o leite materno é de fácil digestão e o estômago do bebê só cabem 10ml dele no início, ele vai sentir fome a todo instante realmente. A rotina nesses primeiros dias é assim: DORME - MAMA- CAGA!!! O que é perfeitamente normal.

EXISTEM BEBÊS E BEBÊS
Nenhum bebê é igual ao outro, cada um tem sua maneira de se habituar à mamãe e à família. Existem bebês que dormem o dia inteirinho e acordam de madrugada (caso da Malu) e outros que dormem a noite inteira e só querem mamar o dia inteiro. Perfeito!
Se o bebê dorme a noite inteira, significa que de dia ele vai ter que repor a fome que ele não teve nesse longo período de sono. Só que existem mães que não compreendem isso e que acham que o bebê está mamando demais, sugando demais a pobre da mãe, logo nos primeiros dias de vida tacam a chupeta para enganar a pobre da criança! Um completo horror... completa falta de experiência e informação... completa demonstração de fraqueza. Digo fraqueza porque a amamentação não é uma missão fácil, não é para qualquer mulher não, se a mulher for fraca ela não vai até o fim... desiste e depois diz que o leite secou!
Amamentar é um laço de amor sem explicação, é contato, pele a pele, toque, olhar. Se a mãe não supera a dor inicial, nunca poderá compartilhar esse sentimento. Por isso mamães, faço um pedido aqui: sejam fortes! Vocês já superaram a dor do parto, a dor pós-parto, o que é um bico rachado perto de tudo isso?
Amamentem seus filhos, acariciem, tenham contato olho a olho durante esse momento. Amamentar é ato de amor!
Vamos ver umas fotinhas da minha pequena?
 Que soninho bom
 Não reparem na cara de noites mal dormidas da mãe, vejam a alegria dessa criança
 Pés iguais
Oi gente...
 Que preguiça
 Escondida
Achôoo...
Minha pequena está cada dia mais linda!!!


Adorooo!!!
Por Carol Araújo.

Um comentário:

Unknown disse...

Amo amamentar!!!'