Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de abril de 2014

ODONTOPEDIATRIA - Mais atenção com os dentes de seu filho

Desde quando a Maria Luiza nasceu procuramos ter todos os cuidados necessários com a sua higiene bucal. Quando bebezinho, antes do nascimento dos dentes limpávamos sua gengiva com uma fralda úmida, depois passamos para a escovinha de dedo para bebês. Então surgiram os primeiros dentinhos, junto vieram as escovas e cremes dental específicos para sua idade.
Ela sempre escova os dentes, durante o dia deixo com que escove à sua maneira e antes de dormir eu ou o pai dela é que tomamos conta da escovação. Um grande problema é que os dentes da frente, mais especificamente, os incisivos laterais superiores nasceram tortos - e antes que digam que foi herança da mama aqui, vós lhes digo que não, meus dentes de leite nasceram perfeitos - por conta disso, usamos o fio dental desde muito cedo nela.
dentes de leite
dentes permanentes 

Assim que notamos esse probleminha a levei ao dentista onde eu fazia tratamento ortodôntico, pois já sabia que lá eles atendem crianças desde pequeninos. O odontopediatra que a examinou me indicou fazer massagens na gengiva de estimulo para o crescimento saudável dos dentes, a minha maior preocupação era por conta dos dentes que nasceram tortos estarem um tanto escuros, o digníssimo senhor dentista me informou que era apenas um acúmulo de cálcio, então me despreocupei, afinal, ele sabe mais do que eu, ele estudou para isso, é um profissional... ¬¬
No ano seguinte resolvi levá-la novamente, só que desta vez na Faculdade de Odontologia da USP, o diagnóstico foi o mesmo, me despreocupei novamente, afinal de conta, poxa.. USP, né? Ow, não vão fazer avaliação errada.
Aí então, com os dentinhos mais crescidos notei que o fio dental não ia até a gengiva [nos mesmos dentes que sempre me preocupavam], toda vez que passava o fio ele se arrebentava. Como mãe encucada que sou, volta a mãe arrependida a procura de novo odontopediatra, daí em diante se tem início uma saga, pois pelo convênio nós encontramos uma lista de consultórios, só que a maioria atende a partir dos 5 anos de idade, devo esperar até que a Malu complete os 5 anos? Não, né? Jamais.
Assim que encontrei um consultório, consegui consulta só para o mês seguinte, mesmo assim marquei. No dia da consulta, logo que a médica olhou já disse: "Olha, ela tem dentes geminados!". Eu com cara de paisagem quis saber do que se tratava e então entendi e me preocupei mais ainda, por isso o fio dental não ia até a gengiva, o espaço que tem e que está escuro é acúmulo sim, não de cálcio como os outros idiotas falaram, mas sim de sujeira, ou seja, cárie! Não não não, por quê??? Justo eu, justo eu que sempre cuidei para que ela não sofresse com isso! ahhhhh.
Agora me diga, eu como mãe, como me senti na hora em que a dentista me disse tudo isso? Sempre tive preocupação com a higiene bucal da pequena, levando-a desde cedo em dentistas para ouvir que ela está com cárie?! E que profissional de merda são esses?
Me sinto lesada e indignada, afinal de contas, se desde o primeiro dentista já tivesse diagnosticado que esses dentes eram geminados e quais as melhores formas de cuidar, com certeza a Malu não iria estar com os dentes da maneira como estão. Agora, a pequena terá que passar em um odontopediatra que faça essa limpeza já esperando que tenha que fazer um canal [há possibilidades], ou seja, um dentista que faça esse serviço é a coisa mais difícil por um convênio. E então inicio hoje minha caçada por um profissional desse, antes que a Malu comece a sentir dor e torcendo para que não seja tudo isso e que tudo se resolva de uma forma menos traumática para ela.
Me apego no fato de que os dentes são de leite e que logo cairão, espero encontrar um profissional decente e ético para que minha filha não sofra e não venha a ter trauma de dentista.
Essa é uma foto tirada da internet, não são os dentes da Malu, adicionei somente para que se tenha uma ideia de como é um dente geminado. O da Malu está bem parecido com esse.

Aqui é o sorriso dela mesmo, podem reparar que até os dentinhos são mais branquinhos.
Como nem tudo são flores, mas não devemos nos apegar aos maus momentos, vamos ver umas fotos da minha pequena para botar um sorriso no rosto, sejam sorrisos com os dentes geminados ou não, com aparelho ou não, com dentes ou não, que sejam sorrisos!
 Uma foto considerada ótima para tamanho 3x4, kkk! E um sorriso tímido.
 E essa cara de sapeca? Eu posso com isso?
Aqui é ela viciada no desenho do Charlie Brown, adora o Snoop <3 font="">
Papai cuidando da cria
 Muito intelectual, :)
 Careta mamãe, careta!
Dorme feliz, dorme sem se preocupar com nada.
Todo mundo cuidando dos dentes! 

Por Carol Araújo.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!!
A minha pequena está como 5 anos hoje eu estou levando para arrancar, isto mesmo arrancar o dito cujo DENTE GEMINADO, pois como você tambem não tive a informação desde o aparecimento do dentinho. Agora está um pouco inchado pois já foi feita uma obturação (apenas para ficar com um sorriso apresentável) e ela está na fase da troca dos dentes de leite.

Sinto me lesada por 'profissionais' que atuam na Odontopediatria.

Boa sorte com sua pequena!

Bjus

Unknown disse...

Oi Karina,gostaria de saber se após você extrair o dente geminado,se o dentinho dela nasceu normal ou ainda nasceu geminado.

Unknown disse...

Oi Karina,gostaria de saber se após você extrair o dente geminado,se o dentinho dela nasceu normal ou ainda nasceu geminado.

Mariana disse...

Oi Carol, os dentes de Malu nasceram normais?