Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AULA 4 - CURSO PARA GESTANTES

Gente, hoje acordei pensando em ir visitar minha família, levantei da cama o telefone tocou... era meu pai, um tal vovô coruja, rsrsrs! Disse que estava a caminho me trazendo umas frutinhas e umas surpresinhas que minha querida prima havia mandado. Claro que fiquei super feliz, pois parece que meu pai adivinhou que estava querendo conversar, ver gente. Afinal, faz pouco tempo que mudei, não conheço os vizinhos, então fico um tanto sozinha... ai ai. Maridão está trabalhando muito (sorte para ele!!!) e tem ficado um pouco menos em casa, sinto uma falta danada dele me perturbando, hahaha!!! Semana que vem isso muda, minhas aulas começam definitivamente e ai quero ver reclamações de que estou sozinha! (Olha o mestrado me consumindo!!!)
Pois bem, papai chegou e me deixou feliz só por ter vindo. Trouxe minhas frutinhas que tanto prezo e a tal surpresinha que minha prima me mandou... uahuahuahuah!!! Vejam vocês:
Fala se eu mereço tudo isso?!!! Ô mulher chique... Bá valeu, sem palavras!!!
Essa vou usar quando meu pé estiver parecendo um pão, rsrsrs!!!
Essa vou usar em qualquer lugarrrr!!!
E para o bebê!!! Babadorzinho lindoooo...
Ganhei tudo da prima Bárbara!

Agora vamos falar sobre as aulas para gestantes, essa já é a 4ª aula e o tema de hoje foi: "A gravidez de gêmeos", com os tópicos - o que diferencia a gravidez gemelar; os cuidados especiais; o parto e o pós-parto. Deram ênfase na explicação sobre as diferenças e os desafios da gestação múltipla, por ser uma sobrecarga para a mulher e uma gravidez de risco, pois as alterações são bem mais intensas nessa gestação. O pré-natal acaba sendo bem mais cuidadoso, com visitas aos médicos mais frequentes para observar se os dois bebês estão se desenvolvendo de forma adequada ou não. Durante a gestação a alimentação deverá ser muito mais regrada e o repouso é básico, por diminuir a ansiedade e a tensão, tanto física quanto psicológica, é necessário também a atividade fisica para se preparar adequadamente.
Os riscos para os bebês é um pouco maior porque eles acabam disputando área dentro da mamãe, um pode se desenvolver mais que o outro. O parto pode ser normal desde que os dois estejam de cabecinha para baixo, onde acaba sendo até um parto tranquilo, pois os bebês não são muito grandes igual um bebê de gestação única. O sangramento pós-parto costuma ser maior pelo tamanho do dilatamento do útero, por isso é necessário mais cuidado. Um tanto mais cansativo, por isso é comum uma mulher depois de um parto gemelar um pouco mais deprimida, mais sensível, necessitando uma atenção especial.
Para quem quiser saber mais um pouco sobre essa aula, clique aqui!
Fiquei com essa música na cabeça hoje... muito legal! Secos e Molhados é maravilhoso...

Por Carol Araújo.

Nenhum comentário: