Total de visualizações de página

sábado, 31 de julho de 2010

AULA 1 - CURSO DE GESTANTES

 Olha a cachorrada olhando para mim!!!
Como mencionei anteriormente, comecei a fazer um curso para gestantes online. E já na primeira aula adorei!!! É muito didático e proveitoso, não toma tanto tempo e o questionário é bem rapidinho de ser feito. Recomendo mesmo a todas as mamães!!! Para quem quiser saber como foi a aula, tem também uma apostila_aula_01
Participe do Curso de Gestantes bebe.com.br , que tem 21 aulas online, dadas por profissionais de saúde de uma das mais prestigiadas maternidades do país, a do Hospital Israelita Albert Einstein. Você ficará totalmente bem informada sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com o recém-nascido. E, no final, receberá um certificado de conclusão.

Outra coisa muito importante é a questão da alimentação, o que nós mamães devemos comer ou não durante a gestação?! Isso me preocupava muito... Muitas pessoas, principalmente as mais antigas me dizem que tenho que comer mesmo, para o nenê ficar forte! Mas como somos mulheres evoluídas, não é mesmo garotas? Sabemos que isso é mito, estamos comendo por dois, mas nem por isso devemos exagerar, pois se isso acontecer no fim das contas quem passa mal somos nós mesmas. Portanto, ai vai dicas de quais alimentos comer durante a gestação:
O que não pode faltar no prato da gestante
Por Micheline Matos

Os alimentos consumidos durante a gravidez fornecem a energia e os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver. Por isso, o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado. Não podem faltar cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas. Confira as vantagens de cada um deles: 
Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas)
Alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são uma boa pedida, pois elas são enriquecidas com ácido fólico, uma vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e na medula espinhal. Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja)
Contêm ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não pode ficar ausente do cardápio das grávidas.  
Laticínios (leite, queijo e iogurte)
São excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê.  
Carnes magras, aves e peixes
Vitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas – todos essenciais para o desenvolvimento do feto – são encontrados nesses alimentos.  
Hortaliças
Tomate, ervilha e brócolis são também fontes de ácido fólico, a vitamina do complexo B que previne a malformação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança.  
Frutas
São ricas em fibras, por isso ajudam a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez.
- prefira alimentos leves, com menor quantidade de gorduras e frituras.
- diminua o intervalo entre as refeições: alimente-se em menor quantidade a cada três horas em horários regulares.
- comer devagar, mastigando bem os alimentos.
- consumir bastante líquido ao longo do dia , entretanto, deve-se evitar o consumo de líquidos durante as refeições que tiverem maior volume de alimentos.
- coma maçã, pêra, batata, alimentos ricos em vitaminas A e C, sais minerais (potássio) e fibras. As fibras ajudam a normalizar o funcionamento do intestino, frequentemente prejudicado durante a gestação.
- reduza o consumo de sal na preparação dos alimentos e evitando enlatados, salame, azeitonas e queijos parmesãos. Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo provocando inchaço e pressão alta.
- ingerir pelo menos 1 litro e ½ de água durante o dia.
- evitar o excesso de alimentos que são predisponentes à formação de gases, como grãos, repolho, couve-flor e refrigerantes. 
Precauções Necessárias para as Mães que Amamentam- evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corantes, alimentos lights e com adoçantes.
- não exagerar em temperos de odor forte, como alho.
- não fumar e nem fazer uso de bebidas alcoólicas.
- procurar comer peixe duas a três vezes por semana.
- não tomar medicamentos sem orientação médica, pois algumas drogas podem ser transmitidas pelo leite.
   
  
Música feita para o filho...
Por Carol Araújo.

Nenhum comentário: